sábado, 11 de setembro de 2010

Trabalho X Motivação

Trabalho não é sofrimento: analise o sentido dele em sua vida
Desde os tempos mais remotos, as pessoas já ligavam trabalho à punição. Em latim, trabalho significa tripaliare, que vem de tripalium, que é um instrumento de tortura, conta a consultora do IDORT/SP, Eliane Rosim, especialista em recursos humanos e desenvolvimento organizacional.
Entretanto, o trabalho não pode ser visto como uma penalidade. Pelo contrário, ele deve fazer sentido ao profissional.
De acordo com um estudo desenvolvido pela pesquisadora Estelle Morin, doutora pela Universidade de Montreal e professora da École dês Hautes Études Commerciales (HEC de Montreal), o indivíduo tem necessidade de enxergar significado no que faz.Afinal, o trabalho é muito mais do que um meio de sobrevivência. Ele é propício aos relacionamentos, ao desenvolvimento do sentido da vida para o ser humano, à perseguição de desafios e ao conhecimento das próprias forças e limitações.Tanto que, em seus levantamentos, Estelle concluiu que a maioria das pessoas que tivesse meios de viver confortavelmente para sempre, sem trabalhar, optaria por se manter na ativa. É uma forma de se sentir parte integrante da sociedade e de ter uma meta a ser perseguida na vida.
Para reflexão: Exemplo de motivação para o trabalho e vida do Vice-Presidente da República do Brasil, José de Alencar.
O vice-presidente da República, José Alencar, foi internado na Unidade de Terapia Intensiva Cardiológica do hospital Sírio Libanês, nesta sexta-feira, 10/9/2010, em São Paulo. De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital, Alencar apresentava quadro de edema agudo de pulmão.
Segundo a unidade de saúde, Alencar responde bem ao tratamento. Ele é acompanhado pela equipe médica coordenada pelos médicos Paulo Hoff, Roberto Kalil Filho e Paulo Ayroza Galvão.
Na semana passada, Alencar havia sido internado para o tratamento de um quadro infeccioso. De acordo com o Sírio, ele foi submetido a tratamento com antibióticos e melhorou. Atualmente, o vice-presidente se submete ao tratamento de rotina de quimioterapia.
Alencar luta contra o câncer desde 1997, quando, após um check-up, foi encontrado um tumor no rim direito e outro no estômago, retirados naquele mesmo ano. Em 2000, uma nova cirurgia retirou um tumor na próstata. Depois da remoção de outros nódulos no abdome, Alencar foi diagnosticado com câncer no intestino.
Em janeiro de 2009, ele enfrentou cerca de 17 horas de operação para a retirada de nove tumores na região abdominal. Na mesma cirurgia, os médicos retiraram parte do intestino delgado, outra do intestino grosso e uma porção do ureter, canal que liga o rim à bexiga. Alencar chegou a ficar internado 22 dias após a operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário